Igreja Batista Central de Rio Claro

Texto por Liberty Engenharia

 

Nesta Igreja o caso é um pouco diferente das demais porque além de apresentar problemas no sistema de sonorização havia a necessidade de conter o som dentro da Igreja para evitar possíveis transtornos com a vizinhança no entorno da Igreja.

Não faz sentido corrigir o sistema de sonorização antes de realizar as alterações necessárias no prédio para conter o som em seu interior. Esta contenção é chamada de isolamento acústico e consiste em impedir que o som gerado dentro da Igreja se propague para fora dela, mas também impede que sons no entorno da Igreja entrem para dentro de forma indesejada durante as celebrações/cultos, esta é um aplicação com duplo beneficio.

Elaboramos o projeto de isolamento acústico utilizando conceitos simples de acústica que garantem alto nível de isolamento, com a execução do projeto devidamente implementada voltamos nosso esforço para o som da Igreja.

Elaboramos e executamos nova infra-estrutura de tubulação na região do altar, desta vez não utilizamos caixas de conexão no piso mas na parede permitindo que os músicos conectem seus microfones, instrumentos e fones de ouvido de maneira segura e livre de ruídos.

Para os músicos implantamos o sistema de monitoração através de fones de ouvidos e pré-amplificadores de fones de ouvido, com isto cada musico tem a oportunidade de controlar o volume da monitoração de maneira independente, esta liberdade garante ao musico melhor controle sobre seu instrumento.

O sistema de som antigo contava com caixas acústicas nas laterais da Igreja formando a configuração “L” caixa acústica do lado esquerdo e “R” caixa acústica do lado direito. É comum encontramos esta configuração nos sistema de som para Igreja porem não é a melhor solução, por se tratar de uma Igreja com dimensões reduzidas propomos uma configuração chamada de “central cluster” caixa acústica no centro da Igreja.

Esta configuração traz inúmeros benefícios ao resultado final do sistema de som além de ser mais econômico e eficaz, foi agregado ao sistema um tipo de caixa acústica chamada de Subwoofer que é responsável por reforçar os sons mais graves, como por exemplo, sons do instrumento baixo.

O processador digital de sinais foi adicionado ao sistema com a função de separar o som destinado ao Subwoofer da caixa acústica do central cluster, esta função é chamada de “crossover” ou separação. O processador digital também foi utilizado no alinhamento do sistema para inserir os filtros necessários durante a equalização do som da igreja.

Novamente tivemos contato com um equipamento de som curioso trata-se de uma mesa de som de fabricação Coreana que apresentou resultado satisfatório durante nossos testes e foi mantida no sistema para evitar investimento desnecessário em mesa de som.

Neste projeto utilizamos boa parte dos equipamentos já instalados alteramos apenas o que realmente precisavam ser atualizado ou corrigido, desta forma foi possível oferecer um sistema de som de alta qualidade pelo menor custo, como consultor este é nosso principal objetivo.

Nossa consultoria visa o investimento otimizado a fim de evitar que as Igrejas desperdicem os recursos financeiros que foram doados por seus colaboradores e apliquem de maneira racional no sistema de som.

Destaques

Liberty Engenharia alcança a certificação BIAMP

Liberty Engenharia alcança a certificação BIAMP

Mediante as inovações tecnológicas aplicadas aos equipamentos e sistemas de áudio e vídeo específicos para Igrejas e Templos religiosos, manter o departamento de engenharia qualificado e alinhado com as tecnologias[...]
Desenvolvido e otimizado por Trimbo | Marketing Digital, Otimização de Sites, Links Patrocinados e E-commerce

Fale com a Liberty

Rua Quintino Bocaiúva, 39, SL 2

Campinas - SP

Telefone: (19) 3028-0696 | 3368-8368

Email: contato@libertyengenharia.com.br