Assembléia de Deus

Texto escrito por Liberty Engenharia

A Igreja nos contatou para desenvolver um projeto de som que fosse capaz de satisfazer as suas necessidades e anseios, durante nossa visita técnica constatamos que o novo prédio já possui tratamento acústico, portanto o sistema acústico não foi elaborado pela Liberty Engenharia.

Tivemos a oportunidade de participar do culto para colher informações estratégicas que posteriormente foram compiladas no projeto do som.

Como a Igreja possui um sistema acústico implementado o primeiro passo neste caso é compreendê-lo, para tal foi necessário realizar um estudo chamado de investigação acústica que forneceu todas as informações sobre o comportamento deste sistema, aliando este estudo as informações colhidas na visita técnica temos condições de iniciar o projeto de som da Igreja.

Utilizamos o software de simulações acústicas onde é possível recriar o novo prédio da Igreja em formato 3D (três dimensões), confirmamos nossa previsão sobre o funcionamento do sistema acústico implementado. Devido a aplicação em grande quantidade de produtos que apenas absorve o som a característica acústica desta Igreja ficou semelhante a de um auditório de pequeno porte onde na maioria dos casos a acústica é ajustada apenas para voz, porem esta Igreja é de grande porte e sua programação musical deve contemplar voz, banda, coral e orquestra.

Notamos também que o sistema acústico absorve principalmente as frequências media alta e alta, de posse destas informações começamos a elaborar o sistema de som que seja capaz de atender a todos estes requisitos. Após vários experimentos concluímos que o sistema Line Array mostrou-se mais eficaz especialmente na região das frequências media alta e alta, é importante reforçar esta região para compensar as perdas ocasionadas pelo sistema acústico.

Uma questão quase nunca abordada na aplicação do Line Array é a segurança, neste projeto ela está em primeiro lugar sendo a prioridade máxima. Desenvolvemos peças adicionais no suporte de fixação para aumentar a sustentação da ancoragem na parede com a finalidade de distribuir a carga, pontos extras de segurança serão implantados para garantir a segurança das pessoas. As imagens destes elementos de segurança fazem parte da nossa documentação técnica restrita e não serão divulgadas na internet.

O sistema de som conta com caixas acústicas complementares abaixo do mezanino e na região do altar, com isto obtivemos a dispersão sonora homogênea em todas as regiões de audiência (assembléia/expectadores) conforme observado nas imagens. A variação máxima no nível de pressão sonora é de 2dB, a tradução deste dado para quem não é especialista pode ser entendido como baixíssima variação do som em qualquer posição da Igreja, ou seja, quando um expectador está sentado em um determinado banco e decide trocar de posição não perceberá variação no som.

A qualidade do sistema de sonorização também pode ser comprovada através das imagens que retratam os resultados obtidos nas medições de ALCons% e STI.

Para reforçar as baixas frequências adicionamos 02 subwoofers de alto rendimento que serão responsáveis por reproduzir os sons mais graves. 

O gerenciamento do sistema será realizado através de processador digital de sinais que enviará as vias processadas para cada grupo de caixa acústica. A amplificação conta com monitoração remota através de computador onde é possível observar se o amplificador está ligado, qual é a temperatura, impedância de carga, ativação dos níveis de proteção, entre outros controles. 

O sistema de monitoração dos músicos é composto por pré-amplificadores e fones de ouvido, assim os músicos serão agrupados por tipo de instrumento facilitando a monitoração e permitindo o controle de volume individual dos fones de ouvido.

A região do altar é compartilhada entre os músicos, pastores e a liderança da Igreja, esta área também precisa de som, portanto realizamos a sonorização pontual e controlada para atender exclusivamente esta área.

A console de mixagem (mesa de som) é profissional utilizada em larga escala no mundo todo, possui 32 canais de microfones, 6 saídas auxiliares, 4 saídas de grupos e 2 saídas matrix. 

Destaques do Projeto:

•Modelagem acústica em 3D.

•Apresentação dos resultados acústicos e eletroacústicos através de imagens.

•Sistema Line Array.

•Console de mixagem.

Observações:

•Somente Igrejas com visão ampla podem entender a real importância do sistema de som. 

•Este projeto só foi possível graças a persistência da liderança em procurar uma empresa especialista que pudesse desenvolver um projeto para satisfazer todas as necessidades.

Destaques

Liberty Engenharia alcança a certificação BIAMP

Liberty Engenharia alcança a certificação BIAMP

Mediante as inovações tecnológicas aplicadas aos equipamentos e sistemas de áudio e vídeo específicos para Igrejas e Templos religiosos, manter o departamento de engenharia qualificado e alinhado com as tecnologias[...]
Desenvolvido e otimizado por Trimbo | Marketing Digital, Otimização de Sites, Links Patrocinados e E-commerce

Fale com a Liberty

Rua Quintino Bocaiúva, 39, SL 2

Campinas - SP

Telefone: (19) 3028-0696 | 3368-8368

Email: contato@libertyengenharia.com.br