Caixa Acústica Bose desenvolvida para Sonorização de Igrejas. Comentários sobre Aparecida e Bebedouro.

Caixa Acústica Bose desenvolvida para Sonorização de Igrejas. Comentários sobre Aparecida e Bebedouro.

A fabricante de caixas acústicas Bose desenvolveu um produto especifico para sonorização de igrejas, nesta pagina apresentaremos alguns trabalhos realizados pela Liberty Engenharia e alguns publicados diretamente pela Bose.

A grande maioria das igrejas sofrem com o problemas relacionados a som (sonorização) e acústica, isto ocorre porque a arquitetura dos templos religiosos apresentam grandes volumes cúbico e formatos geométricos que dificultam a transmissão do som dentro da igreja.

A Bose então desenvolveu um produto que pode melhorar bastante o resultado sonoro da igreja, desde que, seja bem projetado pelo instalador, respeitando uma série de pré-requisitos técnicos estabelecido pela engenharia de áudio e acústica.

A Liberty Engenharia já desenvolveu inúmeros projetos e instalações com Bose, gostaria de citar dois exemplos de bons resultados o primeiro é a Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Aparecida do Norte, o segundo caso é o da igreja Matriz de Bebedouro no interior de São Paulo.

Em Aparecida como engenheiro de projetos tive participação direta no desenvolvimento do sistema de sonorização da Basílica Nova e Basílica Velha, além de acompanhar a instalação do sistema. Quando a Liberty Engenharia foi fundada em 2008 nosso primeiro projeto de sonorização foi a Capela do Batismo no acesso para a Basílica Nova em Aparecida.

Quem pode acompanhar o som antigo em Aparecida dentro da Basílica Nova deve se lembrar como era difícil entender o que os padres estavam falando nos microfones, o sistema era precário e não possuía tecnologia ou recurso que pudessem melhorar a performance do sistema de sonorização.

Quando a instalação foi executado muitos ficaram impressionados com o resultado do novo sistema de sonorização, agora é possível ouvir claramente as vozes dos padres durante as missas e também as musicas tocada pelas bandas que se apresentam para auxiliar na liturgia.

Neste projeto foram utilizados varias caixas acústicas Bose para cobrir a nave central e capelas internas, na parte externa também foram instaladas dezenas de caixas acústicas Bose permitindo que os romeiros em circulação acompanhem o andamento das missas.

O formato das caixas acústicas Bose utilizada na sonorização no interior de Aparecida é totalmente discreto, de forma que muitos romeiros não conseguem identificar na arquitetura do templo qual é o elemento que está produzindo som. Portanto além do bom resultado sonoro a caixa acústica Bose é muito discreta e não causa conflito visual com a arquitetura do templo, esta é uma grande vantagem deste tipo de caixa em igrejas Católicas.

Clicando nas fotos acima é possível observar a discrição da caixa acústica dentro das igrejas apresentadas.

Apresentamos agora o projeto e instalação da Liberty Engenharia para a igreja Matriz de Bebedouro no interior de São Paulo.

Esta é uma igreja com 120 anos aproximadamente e faz parte do patrimônio tombado da cidade de Bebedouro.

Quando a Liberty Engenharia foi procurada para elaborar o projeto de sonorização da igreja, a primeira informação que cliente quis deixar bem claro era que a igreja sofria com problemas severos de acústicas, este problema incomodava os paroquianos desde a construção da igreja, ou seja, um problema acústico com 120 anos acompanhado de inúmeras tentativas para solucionar o problema e muitas frustrações.

Durante a visita técnica pudemos comprovar a gravidade do problema, quando o sistema de sonorização antigo estava em funcionamento, era muito difícil compreender as palavras reproduzidas pelo próprio sistema de sonorização. Em caso onde o problema na acústica é classificado como severo sempre recomendamos tratamento acústico para melhorar o desempenho do sistema de sonorização porem isto não é possível devido as pinturas que revestem 100% das superfícies das paredes e teto.

Todos os detalhes envolvendo a arquitetura do prédio e os problemas acústicos tornaram o projeto de sonorização desafiador para qualquer especialista, isto porque seriam muitas etapas complexas para serem vencidas.

Depois de muitos estudos definimos quais seriam as bases do projeto de sonorização, através de software de simulação de acústica analisamos o comportamento do resultado sonoro frente a arquitetura do templo, garantindo assim o bom resultado da instalação.

Para atingir o resultamos proposto em nosso projeto teórico, todos os equipamentos foram escolhidos com muita cautela, decidimos então novamente utilizar caixas acústicas Bose e também um processador digital que pudesse permitir a aplicação dos filtros necessários para ajustar o som das caixas acústicas Bose para esta igreja. Não se engane achando que só os equipamentos são capazes de transportar o som com clareza e inteligibilidade em templos como este. O processamento aplicado ao processador digital para manipular os sinais de forma que o som se propague de maneira limpa, com clareza, homogêneo e livre de áreas de sombra, exigiu toda nossa experiência acumulada ao longo dos anos.

Após muito trabalho e esforço de toda equipe envolvida o resultado final da instalação foi impressionante superando nossa expectativa. Com o sistema de sonorização em pleno funcionamento recebemos depoimentos dos paroquianos dizendo que somente com a implementação do novo sistema foi possível ouvir com clareza as palavras proclamadas pelo padre e também os cantos.

As caixas acústicas Bose juntamente com o processador digital, somando estes equipamentos a nossa larga experiência em projeto e instalação pudemos agregar muito valor e satisfação ao sistema de sonorização atual.

Caso queira visualizar todas as fotos deste projeto clique aqui

Para quem quiser constatar a diferença entre o sistema antigo e o novo, por favor, visite o templo pessoalmente e participe da missa, caso esteja muito distante ligue na igreja e consulte qualquer um dos padres.

Procure uma empresa qualificada para elaborar o projeto e instalação do sistema de sonorização da sua Igreja. 

Veja outros projetos da Liberty Engenharia clique aqui.

Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo (a).

Telefone: (19) 3028-0696

Celular: (19) 7805-3231

Nextel: 84*47398

e-mail: contato@libertyengenharia.com.br

Destaques

Liberty Engenharia alcança a certificação BIAMP

Liberty Engenharia alcança a certificação BIAMP

Mediante as inovações tecnológicas aplicadas aos equipamentos e sistemas de áudio e vídeo específicos para Igrejas e Templos religiosos, manter o departamento de engenharia qualificado e alinhado com as tecnologias[...]
Desenvolvido e otimizado por Trimbo | Marketing Digital, Otimização de Sites, Links Patrocinados e E-commerce

Fale com a Liberty

Rua Quintino Bocaiúva, 39, SL 2

Campinas - SP

Telefone: (19) 3028-0696 | 3368-8368

Email: contato@libertyengenharia.com.br