Tecnologia a Serviço das Igrejas (Sistemas Inteligentes)

Texto por Liberty Engenharia

Boa parte da tecnologia nos equipamentos de som em é aplicada aos DSP (processadores digitais de sinais), este tipo de tecnologia vem sendo empregada já alguns anos, muitos fabricantes investiram na elaboração de novas ferramentas baseadas em DSP, atualmente podemos notar que existe uma gama enorme de equipamentos capazes de realizar tarefas incríveis graças aos DSP’s.

Como todos sabem as igrejas sofrem bastante com a qualidade do som, isto ocorre geralmente por duas razões, a primeira está ligada diretamente com a baixa qualidade dos equipamentos instalados na igreja e a segunda esta diz respeito aos ajustes e operação dos equipamentos de som.

A qualidade dos equipamentos pode ser facilmente resolvida, porem os ajustes requer muitas técnicas e cuidados para que o sistema de som funcione com qualidade.

É comum ouvirmos as igrejas relatarem que o som foi recentemente substituído mas os problemas de microfonia e ecos permanecem, parte deste problema está relacionado com o ajuste de ganho dos microfones que deve ser devidamente ajustado para evitar este tipo de problema.

Os ajustes funcionam perfeitamente quando o microfone é utilizado sempre pela mesma pessoa, nas Igrejas Cristãs (Evangélicas e Católicas) isto é praticamente impossível, os músicos que cantaram e tocaram num determinado dia não serão os mesmos que cantarão no próximo evento religioso, este rodízio de músicos e pessoas acarretam em novos ajustes que infelizmente não são realizados da forma correta e o resultado é a microfonia e ecos novamente.

Com o advento da tecnologia empregada aos DSP’s aliada a nossa experiência temos condições de oferecer aos clientes sistema de som inteligentes, este tipo de sistema é capaz de notar que uma determinada pessoa com o tom de voz muito baixo ao falar no microfone poderá prejudicar a compreensão dos expectadores dentro da igreja, nesta situação o sistema assume o controle sendo capaz de aumentar o volume do microfone em questão, caso este mesmo microfone seja utilizado por outra pessoa com o tom de voz muito alto o sistema atuará para reduzir o volume.

Com todos os microfones devidamente programados a chance de microfonia e ecos é eliminada definitivamente dispensando a interferência de pessoas para ajustar o som. Isto só é possível porque o sistema possui inteligência e toma as decisões automaticamente.

Ainda é possível controlar de forma independente o volume do som de cada caixa acústica, enviando sinais de áudio distinto a cada uma delas aumentando da performance do sistema de som.

Estes exemplos citados acima a respeito do uso do DSP’s é apenas uma pequena amostra de suas funcionalidades.

Os DSP’s atuais são equipados com inúmeros periféricos, tais como, equalizadores, compressores e outros equipamentos que auxiliam no ajuste do som da igreja, desta forma, podemos afirmar que um único DPS é capaz de substituir muitos equipamentos.

O maior benefício que o sistema de som inteligente oferece, é a garantia que o som da igreja funcionará com alta qualidade, estável, robusto, livre de microfonia e ruídos indesejados, capaz de realizar os ajustes automaticamente.

É a tecnologia da disposição da sua igreja.

Contate-nos para maiores informações.