Projeto de som para Igreja

Projeto de Som para Igreja

Este artigo tem o objetivo de esclarecer como é elaborado um projeto de som para igrejas e qual é o resultado obtido.

O projeto é baseado em consultoria que neste caso tem dois objetivos claros, o primeiro é garantir que o sistema de sonorização funcione corretamente o segundo é promover economia através da otimização do investimento de nossos clientes, falaremos mais a respeito da otimização a diante.

Como sabem o projeto é elaborado sobre as bases da engenharia, portanto segue normas e procedimentos como qualquer outro. Em sua maioria o projeto deve ser elaborado seguindo um cronograma que passa por três fases, são elas: 1ª Fase – Projeto Preliminar; 2ª Fase – Ante-Projeto; 3ª Fase – Projeto Executivo.

Em cada uma destas etapas é vital a participação da Igreja, pois é ela que fornecerá varias diretrizes para atingir os objetivos nas respectivas fases. É fundamental conhecer bem a musicalidade da Igreja bem como entender a dinâmica das celebrações e cultos antes de qualquer coisa.

Não é possível explicar em detalhes todos os pontos abordados durante as etapas de elaboração de nossos projetos mas gostaria de salientar apenas alguns, como por exemplo, desenhos realizados em AutoCad, utilização de software de analise acústica e eletroacústica, dispersão sonora, inteligibilidade, Alcons%, SPL Direto, SPL total, Auralização, desenvolvimento de infra-estrutura de tubulação (dutos, calhas, eletrocalhas, leitos, caixas de piso,  etc...), carga elétrica, carga em peso (calculista), alocação em planta e corte das caixas acústicas, layout da central de controle, layout do mobiliário técnico, plano de face dos racks, desenvolvimento de painéis de conexão, diagramas de bloco, fluxo de sinal de áudio, planilha quantitativa, planilha de especificações entre outros.

Muitos imaginam que o som para igreja se restringe apenas a microfone, mesa de som e caixa acústica, esperamos que os itens abordados no projeto de sonorização ajude a ampliar seu vocabulário quando pensar em som de qualidade para igreja. Não queremos assustar as igrejas com esta quantidade de novos elementos, especialmente as igrejas de pequeno porte, pelo contrário, nosso objetivo é permitir que igrejas pequenas também tenham acesso aos sistemas de qualidade.

É claro que cada Igreja tem suas particularidades e nem sempre é possível aplicar um projeto com este nível de detalhamento conforme mencionado acima, quando não é possível, fazemos valer nossa experiência para obter o melhor resultado do sistema de sonorização.

Quando a igreja tem a sua disposição um projeto bem elaborado, nele estarão previsto todos os pontos importantes que garantem seu funcionamento. Nossa consultoria entende que os investimentos de nossos clientes devem ser realizados de maneira otimizada evitando desperdícios.

A otimização do investimento está presente em cada etapa do projeto, todo e qualquer elemento especificado pela Liberty tem ótima relação custo benefício. A instalação será realizada em menor prazo porque os pontos críticos são conhecidos, como conseqüência o custo da instalação será menor. O planejamento do projeto evita o retrabalho na implementação da infra-estrutura diminuindo também os custos no futuro.

A otimização do investimento promove a economia e fornece as diretrizes que conduzem o projeto para uma instalação onde o investimento total ficará dentro do orçamento previsto pelo cliente.

Abaixo estão alguns Benefícios ao adquirir o Projeto:

•Investimento feito na medida certa.

•O sistema de sonorização atenderá a todas as necessidades da Igreja porque foi projetado e planejado cuidadosamente.

•O sistema de sonorização será capaz de reproduzir com inteligibilidade e clareza qualquer tipo de som previsto em igreja, tais como: voz, coral, orquestra, banda e playback.

•A assembléia (Povo) escutará com clareza a “palavra” transmitida através de seus lideres.

•O som se propagará de forma homogênea permitindo escutar a mensagem com a mesma intensidade e clareza em qualquer posição da Igreja.

•O novo sistema de sonorização terá sua vida útil garantida por muitos anos.

•Durante a execução das musicas será possível ouvir com distinção o som de cada instrumento, da mesma forma as vozes dos cantores.

•Não haverá ruídos indesejados tais como microfonia, ruídos ocasionados por má conexão, ruídos por falta de terra, entre outro.

•Não haverá cabos espalhados de maneira desorganizada sobre o altar e região dos músicos.

•A tubulação projetada prevê a expansão dos sistemas possibilitando o crescimento ordenado, se no futuro for necessário aumentar a quantidade de músicos e instrumentos todo o sistema estará preparado.

•A documentação técnica do projeto permitirá compreender com facilidade como estão interligados todos os equipamentos.

•O projeto é acompanhado por um programa de transferência de conhecimento que capacitará os voluntários da igreja, desta forma, podemos explicar em detalhes como deve ser feita operação dos equipamentos, aplicação de conceitos de sonorização e técnicas que tornam o sistema ainda mais robusto.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a compreender como é elaborado o projeto de sonorização e quais são os benefícios que levará para sua Igreja.
Estamos à disposição para ajudá-lo (a) e será um prazer atendê-lo (a).

Forro Acústico para Igrejas

A Liberty Engenharia apresenta o forro acústico ideal para igrejas que necessitam de tratamento acústico.