Equipamento de som para igreja

Neste artigo vamos discutir a qualidade dos equipamentos em relação ao valor investido. É muito comum encontrarmos equipamentos de baixa qualidade instalados em todas as Igrejas do Brasil.

Sabemos que estes equipamentos geralmente apresentam algum tipo de problema em seu funcionamento, ou ainda, as pessoas afirmam que o som da Igreja não está funcionando corretamente e suspeitam que o problema está em um dos equipamentos.

Quando o som da igreja não está funcionando adequadamente e ninguém sabe apontar a causa do problema, sugerem a troca por demonstrar insatisfação com o resultado apresentado.

Em pouco a decisão pela troca dos equipamentos de som da igreja é tomada e se iniciam as campanhas para arrecadar fundos com o objetivo único de investir no som, depois de muito esforço e tempo, chegou a tão sonhada hora de trocar os equipamentos.

Procuram por uma loja de som onde possam encontrar os equipamentos mais baratos porque o investimento é limitado, em seguida voltam para instalar os novos equipamentos de som na igreja, a instalação é complicada devido à montagem e as interligações entre os  equipamentos. Surgem algumas dificuldades, mas no final o som está funcionando depois de um enorme empenho de toda assembléia.

No começo o som se apresenta melhor que o anterior e isso gera uma satisfação com a nova aquisição. Passado cerca de um ano após a instalação, as pessoas percebem que o som vai perdendo a qualidade, passados dois anos percebem que o som perdeu completamente a qualidade e já está no mesmo nível que o anterior. Quando a instalação atinge três anos o som está terrível e está na hora de trocá-lo novamente. Este processo torna-se um ciclo de substituições que já não traz resultados positivos e por fim a igreja permanece com o som de péssima qualidade por muitos anos.

Tenho certeza que isto só acontece na igreja dos seus amigos, não é verdade?

Este processo de troca dos equipamentos de som da igreja contém uma série de erros que se inicia a partir do momento que a igreja procura a loja de som até a instalação.

Sabemos que o investimento é limitado para trocar todos os equipamentos de uma só vez, então é preciso comprar os mais baratos que estão disponíveis no mercado, certo? Este é o primeiro e mais grave erro. Pretendo dar um enfoque maior neste erro com o seguinte exemplo: no mercado existem varias marcas de microfones com diversos modelos a seguir: A (Muito barato – Baixíssima qualidade), B (Barato – Baixa qualidade), C (Preço Médio – Boa qualidade) e D (Caro – Ótima qualidade).

É obvio que a maioria das igrejas comprariam o modelo A (muito barato), isto ocorre porque precisam comprar 5 peças além dos outros equipamentos necessários para compor o sistema de sonorização. É de suma importância saber que o microfone A vai durar apenas 2 anos e o microfone D aproximadamente 10 anos ou mais.

Imagine que a igreja adquiriu 5 microfones (A) e vai permanecer com eles durante 10 anos. O resultado será 10 anos de sofrimento e insatisfação, ouvindo as vozes das pessoas com falhas na reprodução, a voz parece não ter brilho e parece estar abafada, o que não é natural.

Agora imagine que a igreja adquiriu 5 microfones (D), a diferença agora é que a igreja passará 10 anos com ótima reprodução das vozes, a transmissão das palavras é clara e de fácil compreensão elevando o resultado final do sistema de sonorização. Este exemplo do microfone deve ser estendido ao restante de equipamentos que compõem o sistema de som.

Bom, sua pergunta agora é... mas não temos investimento suficiente para comprar o restante dos equipamentos! Por isso, nossa recomendação é simples, compre os equipamentos por etapas quando não é possível comprar todos de uma só vez. A prioridade na troca deve ser os equipamentos em pior estado, dê um passo de cada vez e chegará ao lugar certo.

Procure uma empresa especializada e responsável para desenvolver o projeto do sistema de sonorização da sua igreja. Quando não for possível realizar a troca completa dos equipamentos, a empresa deverá planejar a troca em etapas criando metas e objetivos que serão atingidos em cada etapa.

Desta forma sua igreja poderá desfrutar de um ótimo sistema de som, mesmo que demore um pouco mais de tempo.

Estamos à disposição para ajudá-lo (a) e será um prazer atendê-lo (a).