Eco e reverberação

eco e a reverberação são dois efeitos sonoros causados pela reflexão do som. Sendo assim, podemos dizer que eco é o som refletido que é percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original.

Quando o intervalo de tempo não é suficiente para se distinguir o som refletido do original, temos o efeito de reverberação. Normalmente podemos perceber o eco em locais onde há algum objeto muito grande e maciço, como uma parede, uma montanha ou uma caverna.

Para que possamos ouvir o som refletido nesses objetos, eles devem estar a uma distância tal que o tempo de ida e volta do som seja maior que sua duração. Por exemplo, se gritarmos a palavra “alô”, com uma duração igual a 0,2 segundos, é necessário que a distância até o objeto seja maior que 32 metros. Dessa forma, quando terminarmos de pronunciar “alô”, o som do “a” estará chegando de volta aos nossos ouvidos.

Para ouvirmos completamente palavras ou frases maiores, é necessário que estejamos colocados a distâncias maiores, correspondentes ao tempo que levamos para pronunciá-las.

As igrejas antigas, construídas com pedras, possuem características sonoras marcantes. Em seu interior, o som pode se refletir várias vezes entre as paredes, produzindo um efeito chamado de reverberação, que faz com que o som original seja acompanhado de uma sequência de ecos que vão se atenuando à medida que o som é absorvido pelas paredes. Muitos concertos musicais são feitos dentro de igrejas em razão dessas características acústicas.

É importante antentar-se nas condições acústicas desde o inicio do projeto, eliminando assim possivel retrabalho e problemas excessivo de reverberação, por isso a Liberty nasceu, para ajudar nossos clientes entender e saber que existe solução destes problemas que parecem infinitos dentro das igrejas.

Contate-nos e descubra o porque temos a solução para o seu problema, são mais de 6 mil igrejas no pais com o forro Liberty.

Tel: (19) 3028-0696 Cel: 99933-2122 / E-mail: contato@libertyengenharia.com.br