Aquário de Bateria funciona em Igreja?

Texto por Liberty Engenharia

O uso de barreira acústica em uma Igreja com a finalidade de conter o som natural da bateria vem de longa data, há tempos vemos este tipo de aplicação, a primeira aparição desta solução foi em shows internacionais de grande porte. A função básica desta barreira é impedir que o som da bateria atinja outros microfones durante a gravação ao vivo destes shows, como por exemplo, os microfones de captação das vozes dos cantores devem captar a voz de cada cantor, porem se a bateria estiver próximo deste microfone teremos a soma da voz com a bateria.

Este tipo de gravação é multipista, ou seja, cada instrumento ou voz tem um canal exclusivo para ser gravado, quando um canal contem sons misturados de maneira indesejada fica bem complicado separá-los depois, para evitar este problema a barreira de contenção surgiu com este propósito.

É comum encontramos este tipo de barreira em Igrejas especialmente nas evangélicas, algo que vem chamando nossa atenção é o crescimento alarmante desta aplicação. As igrejas de forma geral têm o costume de importar idéias que deram certo no Show Business porem o fazem sem qualquer conceito. Um dos primeiros fabricantes desta barreira chama-se Clearsonic e se trata de um produto importado de boa qualidade e respeita uma série de pré-requisitos técnicos.

A falta de conhecimento das igrejas na aplicação correta desta solução é algo assustador, nós já visitamos algumas igrejas onde a barreira foi construída de forma que o baterista não tem qualquer contato visual com o restante da banda e a barreira acústica não consegue barrar o som da bateria alem de ser um ambiente extremamente quente.

Há casos também que a barreira acústica da Igreja foi construída em vidro com molduras em chapa de ferro, com o passar do tempo as peças ficam soltas, quando o baterista toca a bateria com um pouco mais de pressão mecânica a barreira vibra completamente deixando passar todo o som e muitas vezes distorcendo-o.

Sinceramente não dá para entender o uso deste produto quando não tem finalidade alguma se aplicado de qualquer jeito ou sem conceito.

Entendemos que na maior parte da celebração/culto da Igreja o som do altar está muito alto, em alguns casos é insuportável, sabemos também que um dos principais causadores deste problema é o som acústico da bateria. Existem algumas soluções para este problema, vamos lá, a primeira é a mais simples, eficaz e mais barata, o baterista muitas vezes precisa de uma orientação litúrgica para que ele entenda que o altar da Igreja não é necessariamente um palco.

Como qualquer local exige regras básicas para a boa convivência em sociedade o altar da Igreja é mais um destes locais, é importante que ele entenda a necessidade de controlar o som acústico da bateria para evitar que os microfones, músicos, e pessoas sobre o altar não fiquem exposta aos altos níveis de pressão sonora que as baterias podem produzir.

A aplicação de barreira de contenção do som acústico da bateria é válida quando aplicada de forma correta, ai sim os resultados podem ser muito satisfatório. Outra solução muito interessante é o uso de bateria eletrônica que pode ser a melhor de todas as soluções para as Igrejas, note que a bateria eletrônica gera o som acústico baixíssimo quando comparado com a bateria convencional, outro beneficio relevante na aplicação de bateria eletrônica é permitir o controle total sobre o volume do som que será enviado a assembléia.

Não é recomendado o uso de bateria eletrônica de baixo custo porque o som não se parece com o som natural da bateria convencional, aos poucos o baterista vai perdendo o interesse pelo instrumento eletrônico e volta a utilizar a bateria convencional, portanto a escolha da bateria eletrônica tem que proporcionar um som agradável ao baterista.

Costumamos afirmar que a bateria eletrônica é a solução perfeita para resolver o problema de alta pressão sonora na região do altar. Busque sempre auxilio por meio de um profissional especializado.